Novo representante do Secretário-Geral da ONU em Abidjan

Abidjan- Côte d'Ivoire (PANA) -- O Sul-coreano Young Jin Choi, nomeado novo representante especial do Secretário-Geral da ONU para a Côte d'Ivoire a 19 de Outubro de 2007, chegou terça-feira a Abidjan, em substituição do Sueco Pierre Schori para dirigir a Operação das Nações Unidas no país (ONUCI).
Numa breve declaração à sua chegada, o representante especial lembrou o papel da ONUCI que consiste em ajudar a Côte d'Ivoire e os Ivoirienses a sair da crise.
"A ONUCI está aqui para os servir (.
.
.
) continuaremos ao seu lado até ao regresso definitivo da paz, com a organização no seu bonito país de eleições livres, transparentes, democráticas e abertas a todos", declarou.
Acolhido no aeroporto internacional Félix-Houphouët Boigny pelo encarregue das Organizações Internacionais no Ministério dos Negócios Estrangeiros, Bernard Boutchoue, pelo chefe interino da missão da ONUCI, Abou Moussa, e pelos chefes das agências do sistema das Nações Unidas representadas no país, o substituto de Pierre Schori tranquilizou os actores políticos ivoirienses da sua vontade de trabalhar com eles com imparcialidade, em conformidade com o seu mandato.
Ele tenciona igualmente colaborar com a sociedade civil "que tem uma contribuição essencial nos esforços destinados a acelerar a saída de crise".
Apesar dos progressos significativos registados no processo de paz, Choi exortou os actores a enfrentar o desafio e a executar tudo "para fazer da Côte d'Ivoire o que era antes, ou seja a âncora da estabilidade e da prosperidade económica da região da África Ocidental".
Desdobrada em 2004 na Côte d'Ivoire, a ONUCI regista o seu terceiro chefe, após o professor beninense Albert Tevodjré e Pierre Schori.

21 Novembro 2007 12:28:00




xhtml CSS