Novo presidente da Comissão da CEDEAO investido em Dakar

Dakar, Senegal (PANA) – A Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) conferir posse ao seu novo presidente da Comissão da CEDEAO, Marcel A de Souza, durante a sua 49ª sessão ordinária que vai decorrer este sábado, em Dakar (Senegal).

Além da investidura do chefe do órgão executivo da CEDEAO, os líderes oeste-africanos examinarão vários dossiês, nomeadamente os relatórios da 76ª reunião ordinária do Conselho de Ministros da CEDEAO e da 36ª sessão ordinária do Conselho de Mediação e Segurança da organização regional.

Passarão igualmente em revista o memorando sobre o estado de avanço das negociações do Acordo de Parceria Económica (APE) entre a África Ocidental e a União Europeia, bem como o relativo à assinatura dum Memorando de Entendimento entre a CEDEAO e a Turquia.

Os chefes de Estado e de Governo vão abordar igualmente o memorando sobre a submissão das candidaturas dos cidadãos dos Estados-membros aos cargos abertos nas organizações regionais ou internacionais e sobre o relatório interino de 2016 do presidente da Comissão da CEDEAO, Marcel A de Souza.

Será igualmente fixada a data e o local da 50ª cimeira ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO e eleito um novo presidente em exercício da conferência que deverá suceder ao chefe de Estado senegalês, Macky Sall.

A cerimónia de abertura dos trabalhos será marcada pela presença da presidente da Comissão da União Africana, Nkosazana Dlamini Zuma, bem como do representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a África Ocidental e Sahel, Mohamed Ibn Chambas.

-0- PANA SSB/IBA/MAR/IZ 03junho2016

03 Junho 2016 11:57:07




xhtml CSS