Novo estatuto do pessoal docente em Cabo Verde

Praia- Cabo Verde (PANA) -- O governo cabo-verdiano vai implementar um novo estatuto do pessoal docente dos estabelecimentos de educação pré-escolar, ensino básico e secundário e da alfabetização e educação de adultos, considerado mais adequado às exigências do crescimento e da modernização do sistema educativo no país, apurou a PANA terça-feira de fonte oficial.
O diploma, que deve entrar em vigor ainda este ano, procura dar resposta a um conjunto de reivindicações do pessoal docente, nomeadamente casos de promoção e progressão na carreira e que se vêm arrastando ao longo de vários anos.
As reivindicações dos professores cabo-verdianos, expressas directamente ou através de suas organizações representativas, são consideradas pelo governo como justas e aceitáveis no actual panorama do país.
Segundo uma nota oficial, a aprovação de um novo estatuto do pessoal docente enquadra-se no programa do governo para a presente legislatura (2001-2006) que considera a valorização e a dignificação da docência.
O objectivo é tornar a gestão da carreira docente mais consentânea com as exigências do processo de modernização e elevação do nível de ensino praticado nas escolas, e com as expectativas dos professores.

26 Agosto 2003 11:44:00


xhtml CSS