Novo diretor das Operações do BM na Côte d'Ivoire entra em funções

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – O novo diretor das Operações do Banco Mundial (BM) para o Benin, o Burkina Faso, a Côte d’Ivoire, a Guiné Conakry e o Togo, com residência em Abidjan, Pierre Laporte,acaba de tomar posse oficialmente, anuncia um comunicado da referida instituição transmitido no fim de semana à PANA.

De nacionalidade seichelense, Laporte, economista de formação, exerceu antes da sua nomeação em Abidjan, importantes funções no seu país, nomeadamente as de ministro das Finanças, Comércio e Investimento, de março de 2012 a janeiro de 2015.

Também foi o representante residente do Fundo Monetário Internacional (FMI) no Níger, de 2005 a 2008 tendo sido mais tarde designado governador do Banco Central das Seicheles.

Laporte desempenhou um papel decisivo no relançamento económico do seu país, ao iniciar reformas que permitiram às ilhas Seicheles manterem uma sólida estabilidade macroeconómica e financeira, favorecendo ao mesmo tempo um desenvolvimento sustentável centrado nos equilíbrios socioeconómicos.

Ao suceder a Ousmane Diagana, nomeado vice-presidente do BM em Washington, nos Estados Unidos, Laporte chega à Côte d’Ivoire numa altura em que o Grupo BM, com as suas três principais entidades (BIRD-SFI e MIGA), dotou-se, em setembro último, dum novo quadro  de parceria que prevê um programa de empréstimos e investimentos de quase três biliões de dólares americanos.

-0- PANA BAL/TBM/IBA/FK/DD 9nov2015

09 Novembro 2015 09:46:59




xhtml CSS