Agência Panafricana de Notícias

Novo chefe do Estado-Maior promete maior capacidade das Forças Armadas santomenses

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - O brigadeiro Horácio de Sousa, novo chefe do Estado-Maior das Forças Armadas (CEMFA) santomenses empossado no cargo sexta-feira, pelo Presidente Manuel Pinto da Costa, prometeu "unir os militares" e conferir à corporação "maior capacidade em missões de defesa de soberania nacional".

Horácio de Sousa, que foi promovido de coronel para brigadeiro, a mais alta patente no seio das Forças Armadas santomenses, disse que a sua primeira missão será de "unir os militares".

Ele assegurou no seu discurso, na Praça da Parada do quartel-general das Forças Armadas, estar determinado a "tudo fazer para que as normas estatutárias das Forças Armadas sejam cumpridas".

Avançou ainda que a reestruturação das Forças Armadas, no plano da sua reforma, vai prosseguir quer em termos materiais quer em termos de pessoal, visando a sua modernização.

De 57 anos de idade, Horácio de Sousa ingressou nas Forças Armadas santomenses em 1979 e é formado em engenharia militar em Cuba, licenciado em Administração Pública e Finanças em Portugal, em 2004, e exerceu o cargo de comandante da Polícia Fiscal e Aduaneira.

Antigo vice-chefe CEMFA desde 2012, ele era até à sua promoção à mais alta patente e cargo das Forças Armadas diretor do Gabinete do ministro da Defesa e do Mar, Carlos Stock.

-0- PANA RMG/IZ 04julho2015