Novo adiamento de Cimeira sobre Segurança Marítima em África

Lomé, Togo (PANA) – A última cimeira dos chefes de Estado da União Africana (UA) decidiu um novo adiamento da Conferência sobre Segurança Marítima e Desenvolvmento Económico em África, prevista inicialmente para o primeiro trimestre de 2016, para outubro próximo em Lomé, soube a PANA de fontes seguras na capital togolesa.

A Cimeira sobre Segurança Marítima e Desenvolvimento Económico  em África visa lutar contra a pirataria marítima no continente e promover a economia marítima.

« A Conferência dos Chefes de Estado da UA decidiu que a Cimeira sobre a Segurança Marítima e Desenvolvimento em África será realizada a 15 de outubro próximo. Ela recomendou igualmente que esta cimeira adote uma carta africana relativa à segurança marítima », lê-se no site oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros, que pilota a cimeira.

Segundo o site togodiplomatie.Info, « a União Africana aceitou a proposta do Governo togolês de albergar uma reunião do comité técnico especializado preparatória para a cimeira de Lomé ».

Esta cimeira já foi adiada duas vezes, em setembro e novembro de 2015, por « problemas logísticos » ligados às condições das infraestruturas aeroportuárias, rodoviárias e hoteleiras. O hotel previsto para albergar a reunião está em reabilitação apesar das promessas do Governo de concluir as obras no fim do ano passado.

Além deste hotel, Lomé pode acolher apenas um milhar de participantes com os 40 hotéis selecionados, enquanto se avalia o número de conferencistas em quase cinco mil pessoas.

O novo terminal de aeroporto previsto para ser entregue desde dezembro de 2014 está em obras, bem como várias estradas da capital que estão em construção ou em reabilitação.

No entanto, este novo adiamento, segundo fontes concordantes, seria devido a problemas de segurança.

-0-  PANAFAA/BEH/IBA/FK/TON  03fevereiro2016

03 Fevereiro 2016 11:11:36




xhtml CSS