Novo Governo do Benin largamente mediatizado em Cotonou

Cotonou, Benin (PANA) – Os diários beninenses editados esta segunda-feira em Cotonou comentaram largamente a formação do primeiro Governo do segundo mandato do Presidente Yayi Boni eleito a 13 de março último.

Anunciado sábado último à noite, este Governo é composto por 26 ministros, dos quais uma primeira-ministra e oito ministras.

« Um Governo sempre pletórico: uma redução insignificante!», lê-se na primeira página do jornal La Nouvelle Tribune.

O jornal afirma que este Governo pode ter cinco a seis ministros a menos para responder à preocupação cada vez mais crescente dos Beninenses pela redução das despesas do Estado.

O  Le Matin escreve que, no seio da equipa governamental, que passa de 30 para 26 membros,  figuram vários ex-conselheiros e colaboradores do chefe de Estado, demitidos há apenas alguns dias.

Para o diário, o chefe de Estado confirmou assim que a sua decisão de demitir todos os seus conselheiros era estratégica, sublinhando que a sua  intenção não era então de se livrar deles.

O Autre Quotidien, um outro diário, interessa-se pelo número e pela posição ocupada pelas mulheres no novo Governo.

Sob o título « Enfim as Finanças no feminino », o diário frisa que as mulheres obtêm finalmente mais de 30 porcento das pastas ministeriais.

« Elas são oito dos 26 membros, mas a surpresa está noutro lugar. Pela primeira vez na história do país, uma mulher ocupa o estratégico Ministério das Finanças », acrescentou o L'Autre Quotidien.

Tirando "grandes lições" da formação do Governo, o  Le Matinal defende que este Governo não considerou o critério do equilíbrio regional.

« É uma verdadeira injustiça que foi feita a alguns departamentos do país. Enquanto alguns (departamentos) são maioritários no Governo, outros tiveram direito apenas à pequena porção", escreve o jornal.

O Le Matinal afirma que este Governo é « politicamente fraco » pois  nele se encontram poucos líderes políticos reconhecidos.

« Um Governo é em primeiro lugar e antes de tudo político », acrescenta o  Le Matinal.

-0- PANA IT/AAS/FK/DD 30maio2011

30 مايو 2011 16:16:15


xhtml CSS