Novo Governo anunciado na Tunísia
Túnis , Tunísia (PANA) - A composição do novo Governo tunisino foi anunciada, esta quarta-feira à noite, pouco depois de uma audiência concedida pelo Presidente tunisino, Kais Saied, ao primeiro-ministro designado, Elyes Fakhfakh.
Durante esta audiência, Fakhfakh informou o Presidente Saied sobre os últimos desenvolvimentos nas concertações realizadas com vista a definir a composição do Governo anunciado à noite, segundo um comunicado da Presidência tunisina.
Pouco antes, o presidente do Conselho da Choura de Ennahda, maioritário no Parlamento, Abdelkarim Harouni, sublinhou, durante uma conferência de imprensa realizada, no mesmo dia, que o seu movimento se conformará com a decisão do Presidente Saied e os seus esforços para interpretar a Constituição.
O Presidente Kais Saied constitui a principal referência neste caso, no contexto da ausência de um Tribunal Constitucional, acrescentou.
Ennahda fará o seu possível para evitar a realização de nova eleições legislativas, afirmou Harouni, indicando que as concertações continuam e que o seu partido está a trabalhar para encontrar soluções no quadro da Constituição e do consenso.
Segundo observadores, as declarações de Harouni deixam pressagiar concessões por parte do movimento islâmico-conservador para permitir a composição do novo Governo esperado para evitar a convocação de novas eleições que poderão significar um reverso para vários partidos políticos.
A data de quinta-feira, 20 de fevereiro, representou o último prazo constitucional para a apresentação de uma equipa governamental e em caso de fracasso, a última palavra seria do Presidente da República que podia convocar novas eleições legislativas.
A nova equipa governamental foi formada depois de intensas negociações com o partido Ennahdha, principal força política na Assembleia Nacional, que detém sete ministros dos 32 que integram o Governo.
-0- PANA YY/IN/IS/FK/IZ 20fev2020