Agência Panafricana de Notícias

Nove zonas africanas juntam-se às Reservas de Biosfera da UNESCO

Paris, França (PANA) - A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) aprovou,  25 novas zonas, das quais nove africanas, na Rede Mundial de Reservas de Biosfera, soube a PANA de fonte oficial.

A aprovação ocorreu durante uma reunião online do Conselho Internacional de Coordenação do Programa sobre o Homem e Biosfera (CIC-MAB), afeto à UNESCO, realizada terça e quarta-feiras útimas em Paris.

"As reservas de biosfera da UNESCO esforçam-se para reconciliar a atividade humana com a conservação e utilização sustentável da biodiversidade. Elas constituem elementos centrais do trabalho de pesquisa e sensibilização da UNESCO, que visa promover práticas de desenvolvimento sustentável inovadoras", segundo a mesma agência onusina.

Trata-se também de combater a perda da biodiversidade com a compreensão, valorização e salvaguarda do ambiente de vida com a colaboração de coletividades e dos Estados membros, explicou a UNESCO.

As nove novas inscrições africanas aprovadas neste ano pelo Conselho Internacional de Coordenação, composto por 34 Estados membros da UNESCO são as Reservas de Biosfera do Complexo W-Arly-Pendjari (WAP) formadas pelo Benin, pelo Burkina Faso e pelo Níger, do Baixo Rio do Ouemé (Benin), de Fogo e Maio (Cabo Verde ),  de Moheli (ilhas Comores), de Hadejia Nguru Bade, Oban e Okangwo (Nigéria), e da Paisagem de Gishwati Mukura (Rwanda).

"O tempo da transformação chegou. As crises também criam oportunidades, a possibilidade de mudar a forma como  vemos as nossas relações com a natureza, entre nós e com a terra. Sabemos que o statu quo não tem futuro. Precisamos duma nova normalidade para a biodiversidade”, declarou, quarta-feira, num comunicado a diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay.

O Programa do Homem e Biosfera,  um dos primeiros a promover a ideia de desenvolvimento sustentável, é uma iniciativa científica inter-governamental, realizada em 1971 pela UNESCO, e possui doravante, 714 biosferas em 129 países no mundo, refere-se.

-0- PANA BM/IS/FK/DD 29out2020