Agência Panafricana de Notícias

Novas manifestações contra presença de milícias em Tripoli

Tripoli, Líbia (PANA) – Milhares de manifestantes saíram, sexta-feira, às ruas de Tripoli, pela segunda vez em uma semana, para pedir a evacuação de todas as milícias armadas sem exceção desta cidade capital líbia.

Os manifestantes reunidos na praça de Qods, no centro de Tripoli, pediram a aplicação imediata e rápida das decisões 27 e 54 do Congresso Nacional Geral (Parlamento), a mais alta autoridade política do país, instituindo a evacuação da capital de todos os grupos armados sem exceção.

Os participantes na manifestação ergueram a bandeira nacional e fotos dos mártires de sexta-feira última, mortos por balas das milícias originárias de Misrata (200 quilómetros a leste de Tripoli), instaladas no bairro de Gharghour, composto por residências de dignitários do antigo regime do ditador Muamar Kadafi, derrubado em Agosto de 2011 apos 42 anos de poder sem partilha.

Eles exigiram também uma sanção contra os autores da matança de sexta-feira última durante a qual cerca de 50 pessoas morreram e 500 ficaram feridas.

O presidente do Conselho Local de Tripoli, Sadat al-Badri, afirmou, num discurso dirigido aos manifestantes, que a capital pertence a todos os Líbios que têm todos o direito de viver nela com segurança e paz.

Al-Badri pediu às populações de Tripoli para darem prova de tolerância e trabalharem para a edificação de um Estado de direito, convidando-as a prosseguirem as suas manifestações pacíficas até à evacuação da última milícia armada da cidade.

Por sua vez, o chefe da Direção da Segurança de Tripoli, Mohamed Soussi, apelou a todos os cidadãos líbios para cooperarem com os homens da segurança e do Exército desdobrados em todos os bairros da capital para garantir a estabilidade da cidade de Tripoli.

De son coté, le chef de la direction de la sécurité de Tripoli, Mohamed Soussi, a appelé tous les citoyens libyens à coopérer avec les hommes de la sécurité et de l'armée déployés dans tous les quartiers de la capitale pour assurer la stabilité et la sécurité dans la ville de Tripoli.

Os manifestantes pediram ao Governo redesdobrar a polícia e o exército nacionais em todas as cidades líbias, dotando-as, ao mesmo tempo, de equipamentos e meios necessários para que possam desempenhar o seu papel de preservação da segurança e da estabilidade da cidade.

Milhares de habitantes de Tripoli saíram sexta-feira última às ruas para uma manifestação pacífica no termo da grande oração para pedir a evacuação das milícias da capital, mas um dos grupos armados instalados no bairro de Gharghour disparou contra eles, matando e ferindo centenas de pessoas.

Estes acontecimentos trágicos chocaram todos os Líbios que os denunciaram, enquanto numerosos países no mundo condenaram esta série de violências na Líbia devidas à circulação de armas de fogo no país e à recusa das milícias armadas de se submeterem à autoridade do Estado.

-0- PANA AD/IN/TBM/CJB/DD 23nov2013