Novas autoridades ivoirienses retomam controlo de aeroporto de Abidjan

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) - As novas autoridades ivoirienses retomaram o controlo do aeroporto internacional Félix Houphouët-Boigny de Abidjan, que estava sob a alçada da força francesa Licorne desde 3 de abril, soube a PANA de fonte oficial.

"Entregámos a torre de controlo às autoridades ivoirienses. Esta medida está efetiva desde segunda-feira de manhã", disse o porta-voz da operação Licorne, o  comandante Frédéric Daguillon.

No auge da crise pós-eleitoral, a Operação das Nações Unidas na Côte d'Ivoire (ONUCI), foi desdobrada no aeroporto para assumir a torre de controlo a 31 de março, antes de a entregar à força francesa Licorne a 3 de abril para controlar o tráfego aéreo e facilitar o repatriamento dos estrangeiros.

Para permitir a segurança total do país, as forças francesa e onusina continuam desdobradas nas cidades e nas comunas e organizam patrulhas com as Forças Republicanas da Côte d'Ivoire (FRCI) instituídas pelo Presidente eleito, Alassane Ouattara.

Após uma dezena de dias de combates, o regime do Presidente cessante, Laurent Gbagbo, caiu a 11 de abril de 2011 e o seu opositor, Alassane Ouattara, dirige o país face a numerosos desafios para reconstruir a Côte d'Ivoire e reconciliar os Ivoirienses.

-0- PANA GB/JSG/MAR/TON 19abril2011

19 april 2011 10:19:32




xhtml CSS