Nova onda de deslocados na RCA devido a violência

Túnis, Tunísia (PANA) - A escalada de violência na República Centroafricana (RCA) provocou uma nova onda de deslocados no interior do país e para as fronteiras com a República Democrática do Congo, afirmou terça-feira durante uma conferência de imprensa o porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, Caroline Gorgol.

Desde janeiro passado, cerca de 30 mil pessoas deixaram as suas casas e dirigiram-se para outras regiões da República Centroafricana, disse, sublinhando que os últimos desenvolvimentos de violência estão estreitamente ligados aos confrontos entre criadores e elementos da milícia anti-Balaka.

As pessoas chegadas a "Bambari" estão desnudadas e completamente consternadas, explicou Gorgol, acrescentando que a maioria destas pessoas é composta por mulheres e crianças e algumas estavam escondidas nas selvas durante semanas.

A situação exige o desdobramento rápido de forças da Polícia e da Gendarmaria para a proteção dos civis e impedir mais matanças e expulsões, acrescentou.

-0- PANA AD/IN/TBM/SOC/MAR/IZ 25fev2015

25 Fevereiro 2015 09:01:36




xhtml CSS