Agência Panafricana de Notícias

Nova manifestação contra censo populacional na capital mauritana

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – Várias centenas de jovens manifestaram-se este fim de semana nas ruas da capital mauritana, Nouakchott, em resposta a um apelo do Movimento "Não Toque na Minha Nacionalidade (TPMN)" para pedir a suspensão do recenseamento geral da população lançado no país desde 6 de maio de 2011 e contestado pelos Negros mauritanos, constatou a PANA este sábado no local.

Contrariamente às manifestações precedentes, a deste sábado foi autorizada. Mas ela foi fortemente supervisionada pelas companhias da Polícia Anti-Motim e pelos elementos da Guarda Nacional.

No termo da marcha diante da Assembleia Nacional, os manifestantes entregaram a um grupo de deputados um documento que contém todas as suas exigências das quais uma suspensão imediata das operações de inscrição «discriminatória, que prejudicam a unidade nacional e a coesão social, uma revisão da composição da Comissão Nacional de Supervisão e das Comissões locais e a inscrição futura de todos os Mauritanos que foram injustamente rejeitados ».

Há algumas semanas, lembre-se, jovens Negros mauritanos manifestam-se para denunciar o caráter «discriminatório » do censo geral da população.

-0-PANA SAS/SSB/FK/IZ 9out2011