Nova comissária da UA para Agricultura promete especializar cooperativas

Addis Abeba, Etiópia (PANA) - A nova comissária da União Africana (UA) para a Economia Rural e Agricultura, a Angolana Josefa Sacko, prometeu trabalhar para modernizar a economia rural através da especialização de cooperativas.

Ex-secretária-geral da Organização Interafricana do Café (OIAC), Josefa Sacko foi eleita com 47 porcento dos votos, depois da anulação dum primeiro escrutínio, por irregularidades.

Ela explicou que a sua aposta tem em conta a importância socioeconómica deste setor, lembrando que 80 porcento da mão-de-obra do campo da economia rural é feminina.

A agricultura pode servir de fonte de oportunidades de emprego para a juventude, afirmou, indicando que "unir jovens em cooperativas para a produção de sementes e fertilizantes seria uma boa via de ter-se os produtos disponíveis em fase de campanhas agrícolas".

Prometeu igualmente trabalhar com os Estados-membros da UA na implantação do Acordo de Paris, atendendo aos problemas da seca, das erosões e outros ligados às alterações climáticas.

"Há que elaborar estratégias de adaptação e de mitigação para contrariar os efeitos nefastos das alterações climáticas", considerou.

-0- PANA ANGOP/IZ 2jan2017

01 Fevereiro 2017 06:58:02


xhtml CSS