Agência Panafricana de Notícias

Nomeado novo chefe religioso muçulmano no Rwanda

Kigali, Rwanda (PANA) – Um novo mufti, chamado Ibrahim Kaytare, acaba de ser nomeado na comunidade muçulmana do Rwanda em substituição de Gahutu Abdulkarim exonerado por abuso de autoridade à frente da Associação dos Muçulmanos do Rwanda (AMUR), soube-se segunda-feira de fonte segura em Kigali.

As funções do mufti no Rwanda são, entre outras, fixar o início de cada mês lunar, baseando-se na observação do crescente lunar, e coordenar todas as atividades ligadas à intervenção da comunidade muçulmana nas diferentes áreas socioeconómicas deste país da África Central, indica-se.

A nomeação do novo chefe religioso muçulmano do Rwanda surge enquanto o seu predecessor estava a ser criticado por ter tentado modificar os Estatutos da AMUR para se candidatar a um terceiro mandato à frente da associação.

Por outro lado, esta mudança surge algumas semanas depois da eclosão de um desacordo entre duas fações no seio da comunidade muçulmana deste país, indica-se.

Os muçulmanos representam cerca de cinco porcento da população do Rwanda, avaliada em 10 milhões e 500 mil habitantes, segundo o censo de 2012.

-0- PANA TWA/TBM/CJB/DD 15jul2013