Noël Nelson Messone nomeado ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação do Gabão

Libreville, Gabão (PANA) - Noël Nelson Messone foi oficialmente nomeado quinta-feira ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação, Francofonia, Integração Regional, encarregue dos Gaboneses do Estrangeiro, soube-se de fonte oficial em Libreville.

No quadro duma remodelação ministerial efetuada depois do primeiro-ministro, Emmanuel Issoze Ngondet,ter tomado a decisão de demitir o principal representante da oposição no seio da equipa governamental, Bruno Ben Moubamba.

Messon substitui no cargo Pacome Moubelet-Boubeya, designado ministro de Estado para a Floresta, Mar e Ambiente depois de ter assumido sucessivamente as pastas do Ensino Superior e Pesquisa Científica, do Interior e dos Negócios Estrangeiros e Cooperação desde 2 de outubro de 2016.

O novo chefe da diplomacia gabonesa nasceu a 22 de dezembro de 1960 em Ovan, na província de Ogooué Ivindo (nordeste).

Ele é titular dum doutoramento em economia política da Universidade de Kentucky e dum mestrado em diplomacia e comércio internacional, da Patterson School of Diplomacy and International Commerce de Lexington, em Kentuchy.

Messone foi em 2011 o representante permanente do Gabão junto das Nações Unidas.

Antes de ocupar as suas novas funções, ele foi desde 2010 embaixador do Gabão junto dos Estados do BENELUX e da União Europeia (UE), integrando ao mesmo tempo o Senado do Gabão onde ele foi eleito senador em 2008.

De 2007 a 2009, Nelson Messone foi por outro lado vice-ministro dos Negócios Estrangeiros do Gabão, depois de ocupar precedentemente as funções de conselheiro político principal junto do secretário-geral  da Organização Internacional da Francofonia (OIF) em Paris (França) de 2003 a 2007.

-0- PANA LAW/IS/TBM/SOC/FK/DD 29set2017

29 Setembro 2017 11:35:04


xhtml CSS