Nigéria único país a cumprir todos critérios de convergência para moeda única da CEDEAO

Lagos, Nigéria (PANA) - A Nigéria é o único país a ter cumprido os quatro critérios primários de convergência requeridos para atingir a proposta da moeda única para os 15 países membros da Comunidade dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), noticiou quarta-feira a imprensa local.

De acordo com o jornal privado Vanguard, que cita a vice-governadora do Banco Central da Nigéria (CBN), Sarah Alade, a Nigéria cumpriu todos os critérios exigidos para instaurar uma moeda comum para o bloco regional, que será chamada "eco".

"É importante lembrar que a data limite para que os países da zona monetária oeste-africana (ZMOA) atinjam a integração monetária foi marcada para 1 de janeiro de 2015. Por sua vez,  a abordagem do rendimento reajustado sob a égide da CEDEAO foi agendada numa cimeira dos Chefes de Estado e de Governo para substituir a abordagem de duas vias para a integração monetária na CEDEAO a 1 de janeiro de 2020", disse Alade.

Afirmou que os quatro critérios necessários para a convergência, que a Nigéria cumpriu, compreendem uma taxa de inflação de um dígito no final de cada ano e um défice orçamental não mais de quatro porcento do Produto Interno Bruto (PIB).

Os outros requisitos são um défice de financiamento do Banco Central acima de dez porcento do imposto sobre o rendimento do ano antecedente e dos pagamentos externos brutos que possam cobrir as importações para, no mínimo, três meses.

Revelou que a Libéria e a Serra Leoa cumpriram três dos quatro critérios e que houve um desafio consistente de conformidade em cada ano para os Estados membros.

-0- PANA SB/SEG/MTA/BEH/MAR/DD 17julho2014

17 Julho 2014 09:11:48




xhtml CSS