Agência Panafricana de Notícias

Nigéria regista primeiro sobrevivente de vírus de ébola

Lagos, Nigéria (PANA) - Um médico que contraiu o vírus de ébola depois de ter tratado o Liberiano Patrick Sawyer, que introduziu o vírus na Nigéria, conseguiu sobreviver à doença e deixou o hospital, soube a imprensa local domingo, citando um responsável oficial.

O porta-voz do Centro de Operações de Emergência na Nigéria para a doença do vírus de ébola, Adebayo Onajole, confirmou que o médico em causa, não identificado, foi liberto.

O médico, em posto no hospital privado First Consultant Hospital, de Lagos, que admitiu e tratou Sawyer até à sua morte, a 25 de julho passado, era o primeiro Nigeriano a ser infetado pelo vírus.

Ele recebeu tratamento num centro de isolamento da capital económica nigeriana e o seu relatório revela que as pesquisas levadas a cabo em laboratórios mostram que "o médico está completamente curado".

Contudo, uma consultora do First Consultant Hopital, que contraiu a doença, estaria num caso crítico. "E este fraco, o seu estado deteriorou-se verdadeiramente hoje", anunciou domingo o jornal independente "Premium Times".

Além de Sawyer, a Nigéria registou nove casos da doença do Vírus de Ébola, dos quais três faleceram, incluindo dois enfermeiros e um oficial do protocolo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

A febre do vírus de ébola declarou-se nos países da África Ocidental, nomeadamente na Guiné- Conakry, Libéria, Serra Leoa e Nigéria. A epidemia fez, no total, mil e 145 mortos dos dois mil e 127 casos, segundo as últimas atualizações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

-0- PANA SEG/MA/ASA/BEH/MAR/IZ 17ago2014