Agência Panafricana de Notícias

Nigéria reforça segurança aérea

Lagos, Nigéria (PANA) – No quadro das medidas visando reforçar a segurança aérea do país, a Agência Nigeriana de Gestão do Espaço Aéreo (NAMA) vai migrar dum sistema de navegação terrestre para um sistema satélite em março próximo.

Com esta migração, os aparelhos já não vão depender do equipamento da navegação ao solo instalado nos diversos aeroportos para a sua descolagem e aterragem, noticiou a imprensa local.

Segundo as informações disponíveis, a NAMA vai investir mais de 360 milhões de nairas, ou seja dois milhões 300 mil dólares americanos, neste projeto executado pela Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA).

Além de reforçar a segurança, este projeto, que utiliza o sistema mundial de navegação satélite, vai tornar mais flexíveis as operações de voo.

O projeto vai ser lançado em quatro dos 22 aeroportos do país incluindo o aeroporto Murtala Mohammed de Lagos, o aeroporto Nnamdi Azikiwe na capital Abuja, o aeroporto de Port Harcourt (sul) e o aeroporto Mallam Aminu de Kano (norte).

-0- PANA SEG/FJG/JSG/FK/IZ 25fev2011