Nigéria projeta construir central nuclear

Abuja- Nigéria (PANA) -- A Nigéria vai construir uma central nuclear nos próximos três anos para a produção de electricidade, revelou quarta-feira a Comissão de Energia Atómica da Nigéria (NAEC).
"Nigerianos competentes e qualificados serão recrutados e formados para participar plenamente na instalação do programa de energia nuclear no país", declarou o diretor-geral da NABC, Erepamo Osaisai.
Ele sublinhou que a construção de centrais nucleares no país terá lugar depois de a Nigéria ter cumprido com as normas de segurança estabelecidas por organismos internacionais de regulação.
A construção da primeira central só vai iniciar-se quando a mão-de-obra adequada requerida para garantir o seu funcionamento estiver no terreno, disse.
Osaisai frisou que a Nigéria tem muito a aprender com "experiências anteriores quando grandes unidades industriais foram concebidas e construídas sem a mão- de-obra requerida para o seu funcionamento".
"Isto não deve ser o caso no tocante à instalação do novo programa de energia nuclear no país", acrescentou.
Osaisai indicou que a NAEC desdobrou esforços gigantescos e recursos para recrutar e formar profissionis nigerianos competentes no setor.

11 Agosto 2010 21:29:00


xhtml CSS