Nigéria perspectiva indústria nuclear

Abuja- Nigéria (PANA) – A Nigeria planea adquirir -a sua primeira indústria nuclear dentro de 10 ou 12 anos mas a aquisição da tecnologia nuclear será para fins pacíficos, anunciou segunda-feira em Abuja o Presidente nigeriano Olusegun Obasanjo.
“Vão decorrer entre 10 e 12 anos, do projecto até à realização da indústria nuclear", sublinhou o líder nigeriano quando inaugurava o Comité da Comissão Energética em Abuja, capital federal.
Esse horizonte temporal é uma referência internacional e, sinceramente, devemos mobilizar os recursos necessários de que precisamos para o realizarmos, garantiu Obasanjo aos membros do comité saídos dos Ministérios da Ciência e Tecnologia e de outros órgãos competentes do governo.
De acordo com o chefe do Estado nigeriano, a Nigéria vai usar da sua capacidade nuclear para aumentar a capacidade da produção de electricidade e melhorar a agricultura.
“Hoje é o primeiro dia do tempo estabelecido para o nosso programa de electricidade nuclear”, acrescentou.
Explicando que o país vai aderir estritamente à referência internacional, Obasanjo disse: "Com a inauguração do Comité da Comissão de Energia Atómica da Nigéria, activamos o ponto focal e especializamos a agência do governo que vai servir de instrumento legal para promover, coordenar e racionalizar a implementação do nosso programa de energia nuclear nacional".
Para Obasanjo, a aquisição da tecnologia nuclear é uma questão tão sensível e delicada que precisa da cooperação e do apoio da comunidade internacional.

31 Julho 2006 21:33:00


xhtml CSS