Nigéria lança primeiro satélite

Lagos- Nigéria (PANA) -- Depois de um atraso de um dia por problemas técnicos, o primeiro satélite da Nigéria foi lançado sábado em Moscovo (Rússia), coroando um processo que teve início em 1999.
O satélite de observação da terra denominado "NigeriaSat 1", que custou à Nigéria cerca de 13 milhões de dólares, foi lançado na Rússia a bordo do foguete Kosmos-3M às 7 horas e 12 minutos (hora local).
O ministro nigeriano da Ciência e Tecnologia, Turner Isoun, testemunhou a cerimónia de lançamento que foi transmitida em directo pela televisão estatal NTA.
Turner Isoun disse que a delegação nigeriana estava muito feliz com o êxito do lançamento, acrescentando que "isto vai abrir muitas oportunidades para a Nigéria participar no espaço".
O NigeriaSat 1 é um dos cinco satélites lançados sábado, que formam uma rede denominada "Disaster Monitoring Constellation" (DMC).
O satélite nigeriano e os outros na constelação, percententes a Turquia, Coreia do Sul e Rússia (dois), vão partilhar informações sobre monitorização de desastres, apesar de cada país poder utilizar o seu satélite como desejar.
O NigeriaSat 1 foi construído em Surrey, Reino Unido, por uma equipa de engenheiros britânicos e nigerianos.
Ele foi lançado na Rússia por o país possuir o sistema de lançamento mais barato e mais eficiente do mundo.
O satélite será supervisionado a partir de uma estação terrena que está a ser construída em Abuja (capital política da Nigéria).

28 Setembro 2003 11:03:00


xhtml CSS