Nigéria lança dois satélites no espaço

Abuja, Nigéria (PANA) – O Presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, anunciou quarta-feira o lançamento bem sucedido de dois satélites no espaço.

O Presidente nigeriano fez este anúncio antes do início duma reunião semanal do Conselho de Ministros em Abuja, a capital federal, e felicitou os seus compatriotas “por este novo capítulo nos nossos esforços de transformação numa altura em que nos batemos para sermos autónomos”.

Jonathan afirmou que os dois satélites foram lançados às 7 horas 45 minutos (TMG) nesta quarta-feira em Yasny, na Rússia, depois de concebidos e construídos por engenheiros e cientistas nigerianos, em colaboração com a Survey Satellite Tecnology Limited, instalada no Reino Unido.

"Com os nossos satélites em órbita, peço instantemente aos profissionais nigerianos, aos Ministérios, aos departamentos, às agências e ao setor privado para tirarem proveito desta oportunidade e otimizar a utilização destes bens nacionais», declarou o estadista nigeriano.

É pela segunda vez, em cinco anos, que a Nigéria lança um satélite no espaço, após o lançamento em 2007 de um outro arquitetado pela firma Chino Nigerian Communications (NIGCOMSAT-1) para oferecer serviços de radiodifusão, de telefonia e de acesso à internet ADSL para África.

O NIGCOMSAT -1 fracassou em 2008 e deverá ser substituído pelos construtores antes do último trimestre de 2011 com o NIGCOMSAT-1R.

-0- PANA MON/SEG/AKA/TBM/FK/DD 17agosto2011

17 Agosto 2011 16:04:12


xhtml CSS