Nigéria instada a evacuar cidadãos da Côte d'Ivoire

Lagos, Nigéria (PANA) - Uma organização nigeriana de defesa dos direitos humanos instou o Governo Federal a evacuar os cidadãos nigerianos da Côte d'Ivoire, onde alguns deles teriam sido mortos no início desta semana.

« Estamos entristecidos em saber que Nigerianos foram mortos por membros renegados das Forças Armadas fiéis ao Presidente cessante, Laurent Gbagbo", declarou a Associação dos Escritores para os Direitos Humanos da Nigéria (HURIWA) num comunicado.

« Estes assassinatos são repreensíveis, desprezíveis e injustificados. Apelamos ao Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas a abrir imediatamente um inquérito sobre estas graves violações dos direitos humanos, incluindo vários casos de execuções extra-judiciais cometidas por soldados na Côte d'Ivoire por ordem do Presidente Laurent Gbagbo na sua tentativa desesperada de conservar o poder por todos os meios », sublinha o comunicado.

A Nigéria, que preside atualmente à Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), liderou os esforços desdobrados pela organização para levar Gbagbo a retirar-se a favor de Alassane Ouattara, vencedor da segunda volta das eleições presidenciais de 28 de novembro passado reconhecido pela maioria da comunidade internacional.

A CEDEAO ameaçou fazer uso da força muilitar para destituir Gbagbo se ele continuar a recusar-se a abandonar o poder.

-0- PANA SEG/FJG/JSG/MAR/TON 21jan2011

21 Janeiro 2011 11:38:06




xhtml CSS