Nigéria favorável a processo gradual na formação de Governo africano

Accra- Gana (PANA) -- O Presidente nigeriano, Umaru Yar'Adua, declarou segunda-feira em Accra que o seu país era favorável a uma abordagem gradual na instauração dum Governo continental, sublinhando a necessidade de priorizar o reforço e a consolidação da governação interna.
"Neste ponto do processo de desenvolvimento do nosso continente, a nossa posição explica-se pela necessidade de os Estados africanos priozirarem o reforço e a consolidação da governação interna", disse.
Sobre a posição do seu país sobre a formação deste Governo, Yar'Adua afirmou que a Nigéria sempre apoiou uma integração política completa que conduzirá aos Estados Unidos de África.
"O debate sobre a cooperação inter-regional reveste-se igualmente duma importância capital visto que as regiões africanas fazem face aos mesmos desafios, nomeadamente a falta de infraestruturas, os problemas energéticos, a pobreza endémica, a tuberculose e o HIV/Sida", declarou o Presidente nigeriano.
"Devemos fazer face a desafios e ameaças claras que nos interpelam sem ignorar as desigualdades sociais, económicas e políticas no seio dos Estados membros que, se não forem reparadas, serão sérios obstáculos ao procedimento para uma união económica e política viável", acrescentou.
O Presidente nigeriano sublinhou igualmente a necessidade de os africanos pacificarem o continente .

03 Julho 2007 10:32:00




xhtml CSS