Nigéria em campanha de sensibilização sobre febre de Lassa com 40 mortos registados

Abuja, Nigéria (PANA) – As autoridades sanitárias nigerianas começaram uma campanha de sensibilização à escala nacional contra a febre de Lassa depois de a doença fazer 40 mortos em 10 dos 36 Estados nigerianos desde janeiro de 2016.

A Agência Nacional de Gestão das Emergências (NEMA) declarou numa série de tweets este fim de semana que os Nigerianos devem responder à doença com as mesmas medidas de prevenção que eles utilizaram durante a epidemia da doença do vírus de Ébola, pois os dois vírus são similares.

A NEMA aconselhou aos Nigerianos a manter o seu ambiente isento de ratos, lavar os frutos e legumes e  ir ao hospital « se receberem um tratamento contra o paludismo e não tiverem nenhuma melhoria no vosso estado de saúde ».

Segundo a NEMA, a febre de Lassa representa uma febre hemorrágica viral aguda causada pelo vírus de Lassa e identificado pela primeira vez em 1969 na cidade de Lassa, no Estado de Borno.

O vírus é endémico para os roedores na África Ocidental. Os sinais e sintomas podem ser similares aos do paludismo e incluir igualmente dores de garganta,  musculares, torácicas, vómitos e a diarreia.

-0- PANA SEG/AKA/TBM/IBA/FK/IZ 10jan2016

10 Janeiro 2016 18:32:49


xhtml CSS