Nigéria e Microsoft assinam acordo de luta contra fraude informática

Paris- França (PANA) -- A Nigéria e a companhia norte-americana "Microsoft" assinaram um acordo destinado a ajudar as autoridades nigerianas a lutar mais eficazmente contra a fraude informática, soube a PANA segunda-feira de fonte oficial em Paris.
As duas partes sublinharam, num comunicado, que este acordo permitirá impedir o envio a partir da Nigéria de correios electrónicos que propõem transacções financeiras para terceiras pessoas efectuadas por presumíveis herdeiros ou falsos homens de negócios.
"O acordo vai permitir igualmente à Nigéria implementar uma infra-estrutura capaz de combater a utilização da informática para cometer fraudes ou preparar acções terroristas", indica o comunicado.
Segundo a nota, medidas legislativas serão tomadas pelas autoridades nigerianas a fim de "criminalizar" o uso das Novas Tecnologias da Informação e de Comunicação com intenções dolosas.
A Nigéria é um dos principais países produtores de mensagens electrónicas em que internautas anónimos pedem a correspondentes os seus números de contas bancárias a fim de efectuar alegadas transacções mutuamente vantajosas.
Um cidadão nigeriano foi detido recentemente em Abidjan (Côte d'Ivoire) depois de ter desviado cerca de dois biliões de francos CFA (três milhões e 600 mil dólares americanos) através da internet.

18 Outubro 2005 12:50:00


xhtml CSS