Agência Panafricana de Notícias

Nigéria e Etiópia apelam ao CNT líbio para proteger migrantes africanos na Libia

Lagos, Nigéria (PANA) - O Presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, e o primeiro-ministro etíope, Meles Zenawi, apelaram sexta-feira, em Addis Abeba (Etiópia), ao Conselho Nacional de Transição (CNT) líbio para tomar medidas urgentes a fim de garantir a segurança de milhares de migrantes africanos atualmente armadilhados em certos lugares da Líbia.

Segundo um comunicado conjunto divulgado pela Presidência nigeriana, o estadista nigeriano e o chefe do Governo etíope lamentaram a prosseguição das violências e as perdas de vidas humanas na Líbia, causadas pela resistência das forças pró-Kadafi à consolidação da autoridade do CNT.

Congratulando-se com o reconhecimento do CNT pela União Africana (UA), os dois dirigentes exortaram-no a agir rapidamente para formar um Governo inclusivo que vai trabalhar para a reconciliação e a reconstrução nacionais.

O Presidente Jonathan e o primeiro-ministro Zenawi exortaram igualmente o presidente da Comissão da UA, Jean Ping, a "intervir mais vigorosamente a favor do Conselho Nacional de Transição e tomar medidas para favorecer uma retomada rápida da plena participação da Líbia nas atividades da organização continental.

Durante a sua visita na sede da UA em Addis Abeba, de manhã cedinho, Jonathan garantiu a Ping e aos seus comissários, aos diretores e a outros altos funcionários da Instituição panafricana que a Nigéria, sob a sua direção, não poupará nenhum esforço a fim para que os objetivos de África sejam plenamente atingidos.

Aconselhou a UA a continuar a trabalhar para a estabilidade política no continente negro, encorajando uma plena democratização e a boa governação em todos os países africanos.

Por sua vez, Ping agradeceu ao Presidente Jonathan por ter visitado a Comissão da UA, apesar dos constrangimentos de tempo impostos pelo seu horário carregado em Addis Abeba, afirmando que esta visita é uma prova da importância que o seu hóspede concede à UA e ao seu trabalho.

Louvando as contribuições da Nigéria para a paz em África e no mundo, através da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), da UA e das Nações Unidas, Ping exortou o Presidente Jonathan a apoiar o papel de líder da Nigéria no continente.

-0- PANA SEG/AKA/SSB/IBA/CJB/DD 07out2011