Nigéria e Estados Unidos em parceria contra sida

Lagos- Nigéria (PANA) -- A Nigéria e os Estados Unidos assinaram quarta-feira em Abuja, capital política nigeriana, um protocolo de acordo de seis anos para um novo quadro de parceria na luta contra o HIV/Sida.
O protocolo foi rubricado durante uma cerimónia organizada quarta-feira em Abuja pelo secretário do Governo nigeriano, Mahmoud Yayale Ahmed, e pela embaixadora dos Estados Unidos, Robin Sanders.
"Pensamos com firmeza que este acordo contribuirá para completar os esforços envidados no quadro da nossa resposta nacional para a realização dos nossos objetivos fixados no quadro estratégico nacional 2010-2015, lançado recentemente, e dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM)", disse o responsável nigeriano no termo da cerimónia de assinatura.
Ele prometeu que o Governo aumentará o financiamento da riposta nacional ao HIV/Sida de sete para 50 porcento até 2015, e velará igualmente para que a contribuição norte-americana, no quadro desta parceria, seja utilizada judiciosamente.
Por seu turno, Sanders saudou as equipas de socorros do Plano de Emergência do Presidente norte-americano que trabalharam neste projeto.
"É a minha última cerimónia oficial enquanto representante do Presidente Barack Obama (dos Estados Unidos) aqui na Nigéria.
Devo felicitar as equipas do PERFAR pelo trabalho enorme realizado no quadro deste projeto.
Informações demonstraram que o PERFAR atingiu na realidade as vidas mesmo nas zonas rurais e nas localidades mais recônditas da Nigéria.
Ela deu a vida a muitas pessoas portadoras do HIV/Sida", disse a embaixadora dos Estados Unidos na Nigéria.

26 Agosto 2010 16:11:00


xhtml CSS