Nigéria e China assinam contrato para satélite

Lagos- Nigéria (PANA) – A Nigéria e a China assina-ram um contrato para desenhar, fabricar e lançar o primeiro satélite nigeriano de comunicação (NIGCOMSAT-1), anunciou sexta-feira a imprensa local.
O satélite que será construído e lançado pela empresa chinesa "Great Wall Industries Coporation" (CGWIC) deve ir ao espaço em Dezembro de 2006.
Segundo o ministro nigeriano da Ciência e Tecnologia, Turner Isoun, o satélite permitirá ao país receber uma porção dos 440 milhões de dólares americanos pagos por ano pelos países africanos para o tráfego telefónico internacional.
Isoun afirmou que o projecto do satélite iria cobrir as necessidades dos serviços de inteligência, segurança e vigilância, agricultura, ambiente, bancos, petróleo e gás, educação, telecomunicações, internet, comunicação social e navegação, entre outros.
De acordo com o vice-presidente da empresa chinesa da Ciência Aeroespacial e Tecnologia, Hu Hong Fu, a sua companhia fará tudo para que a Nigéria tenha um satélite capaz de competir com os do mundo desenvolvido.
A Nigéria lançou um primeiro em órbita, no ano passado.

18 Dezembro 2004 23:12:00


xhtml CSS