Nigéria defende utilização pacífica de tecnologia nuclear

Abuja, Nigéria (PANA) – O Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, declarou esta quinta-feira em Abuja que, sob a sua direção, a Nigéria vai continuar a apoiar a utilização da tecnologia nuclear apenas para fins pacíficos e de desenvolvimento humano.

Num comunicado de imprensa assinado pelo conselheiro especial do Presidente para Imprensa e Publicidade, Femi Adesina, o Presidente Buhari afirmou que, em virtude desta posição, a Nigéria se congratula com o acordo concluído esta semana entre o Irão e as seis potências mundiais sobre o programa nuclear.

« Durante uma reunião com o Vice-Presidente iraniano para os Assuntos Executivos, Mohammed Shariatmadari, o Presidente Buhari saudou este acordo, indicando que se trata dum grande passo em direção à paz e à estabilidade no Médio Oriente », segundo o comunicado.

O Presidente nigeriano explicou que, enquanto signatária do Tratado de Não Proliferação Nuclear, a Nigéria espera uma aplicação fiel dos termos deste acordo por todas as partes interessadas, precisou o comunicado.

O Presidente Buhari, que recebeu um convite do Vice-Presidente iraniano para participar na próxima cimeira dos países exportadores de gás em Teerão, observou que era do interesse dos países em desenvolvimento maximizar a utilização dos seus recursos naturais para a melhoria das condições de vida das suas populações.

O Vice-Presidente iraniano felicitou o Presidente Buhari pela sua eleição e garantiu-lhe o apoio do Irão na sua luta contra o terrorismo e o extremismo violento.

-0- PANA PR/VAO/FJG/BEH/FK/TON 16 julho 2015

16 july 2015 16:29:27


xhtml CSS