Agência Panafricana de Notícias

Nigéria decreta recolher obrigatório em Maiduguri após ataques terroristas

Maiduguri, Nigéria (PANA) – O Estado de Borno, no norte da Nigéria, impôs segunda-feira um recolher obrigatório em Maiduguri, na sequência de uma série de ataques que visaram, de manhã, a sua capital e suspeitos de serem obra de membros da seita islamita Boko Haram.

O secretário do Governo, Ahmed Jidda, indica num comunicado que apenas os veículos de socorro e de serviços essenciais são autorizados a circular e anuncia que o recolher obrigatório será levantado logo que a situação melhorar.

"A imposição do recolher é devida ao ataque perpetrado em Maiduguri por pessoas suspeitas de pertencerem à seita Boko Haram, na madrugada de segunda-feira", explicou.

Os detalhes do ataque não foram dados, mas, segundo fontes de segurança, os suspeitos lançaram ataques simultâneos à bomba e à granada em vários lugares nas primeiras horas do dia.

O Estado de Borno é tido como a base espiritual da Boko Haram, que lançou a sua campanha de violência em 2009 para, entre outros, impor a criação de um Estado islâmico neste país leigo.

Este Estado é um dos três do norte da Nigéria onde o Governo impôs o estado de emergência para travar as atividades da seita, os outros dois sendo o Adamawa e Yobe.

Apesar do estado de emergência, que foi renovado por seis meses em novembro último, a seita prosseguiu os seus ataques mortíferos.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/CJB/IZ 02dez2013