Agência Panafricana de Notícias

Nigéria condena ataque com drones contra Arábia Saudita

Abuja, Nigéria (PANA) – A Nigéria condena os ataques com drones ocorridos no último fim de semana contra duas instalações petrolíferas na Arábia Saudita.

Os ataques contra as refinarias sauditas de Khurais e de Abqaiq destruíram quase cinco milhões de barris de produção por dia na Arábia Saudita, o que provocou um aumento dos preços do petróleo.

Rebeldes Houthis, apoiados pelo Irão no Iémen, reivindicaram este ataque, mas os Estados Unidos têm provas da responsabilidade do Irão por este incidente, uma acusação rejeitada pelo acusado.

O Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, declarou segunda-feira última, que o seu país se solidariza com a Arábia Saudita na sequência dos ataques contra as fábricas de refinaria de Khurais e de Abqaiq.

"Na Nigéria, nós já vivemos ataques similares nas nossas próprias instalações petrolíferas.  Aqueles que querem assim minar os nossos Governos nunca  conseguirão alcançar o seu objetivo”, frisou Buhari, citado num comunicado do do seu porta-voz, Femi Adesina.

"Os assaltantes da Arábia Saudita não terão o apoio da comunidade internacional às suas ações, independentemente da sua causa”, acrescentou o estadista nigeriano.

Por sua vez, o Governo gambiano declarou juntar-se à comunidade internacional para condenar estes atos bárbaros que constituem graves ameaças  à paz e à segurança mundiais.

Defendeu esforços redobrados  para perseguirem e  julgarem os  autores destes crimes hediondos e seus mentores.

-0- PANA MSS/MON/MA/ASA/BEH/SOC/FK/DD  17set2019