Nigéria alberga reunião sobre segurança comum em África

Accra- Gana (PANA) -- Os membros do Comité de Alto Nível da União Africana (UA) vão organizar a partir de domingo próximo uma cimeira de dois dias em Abuja (capital política da Nigéria) para examinar uma política de defesa e de segurança comuns, anunciou terça-feira em Accra o ministro ganense dos Negócios Estrangeiros, Nana Addo Dankwa Akufo-Addo.
Falando durante uma reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos países membros do Comité, Nana Akufo-Addo disse que o encontro de Accra se destinava a preparar um outro previsto para Abuja.
O ministro ganense dos Negócios Estrangeiros sublinhou que um documento de trabalho relativo às questões de não-agressão, de defesa e de segurança comuns no continente será submetido ao Presidente do Gana, John Agyekum Kufuor, para transmitir aos seus pares do Comité.
O Comité de Alto Nível da UA, liderado pelo chefe de Estado ganense, é composto pelo Gana, pela África do Sul, pelo Congo, pela Etiópia, pela Argélia e por Moçambique.
Ele tem como missão examinar as questões relativas à não agressão, à defesa e à segurança comuns em África.
O ministro ganense dos Negócios Estrangeiros defendeu a necessidade de se encontrar um consenso que permitirá à UA continuar a reforçar as suas instituições e as suas políticas para promover a organização continental.

26 Janeiro 2005 18:59:00




xhtml CSS