Nigéria acolhe primeiros Jogos da Função Pública da África Ocidental

Abuja, Nigéria (PANA) - A Nigéria foi escolhida para albergar a primeira edição dos Jogos da Função Pública da África Ocidental (Wapsga), agendados  provisoriamente para 28 de maio de 2016.

A cidade anfitriã  ainda não foi designada, mas, de acordo com a Comissão da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental), esta decisão faz parte das resoluções aprovadas no final de uma reunião consultiva regional de dois dias na sede da organização, na capital federal nigeriana, Abuja.

As provas destes jogos limitam-se às disciplinas previstas no quadro das Regras e Regulamentos dos Wapsga, mas os Estados-membros  organizadores podem  alargar a lista, se necessário, desde que tenham capacidade de financiar os novos eventos.

A reunião também decidiu que se crie uma Federação Nacional dos Jogos da Função Pública da África Ocidental (Wapsga) em cada Estado-membro da CEDEAO.

Para o efeito, cada Estado-membro do grupo regional deverá começar imediatamente o processo de criação das estruturas necessárias para as federações nacionais.

Os Wapsga são considerados como uma plataforma funcional para as  Funções Públicas  da região para servir como uma interface nos finais da integração e cooperação regionais.

Esta estrutura operacional, tal como prevista, permite a cada Estado-membro designar um ponto focal ou um responsável competente  para comunicar regularmente à Comissão da CEDEAO sobre todos  problemas que possam surgir.

No encontro de Abuja foi ainda desenvolvida uma estratégia de mobilização de recursos que dá certas responsabilidades às federações nacionais, enquanto a CEDEAO pode dar o apoio necessário para fortalecer as atividades dos Wapsga sempre que necessário.

Foi adotado um roteiro para a organização da primeira edição dos Jogos Africanos da Função Pública, e acordou-se em familiarizar os Estados-membros com as regras e regulamentos gerais e reforçar as suas capacidades.

Participaram no encontro representantes de oito Estados-membros da CEDEAO (Burkina Faso, Gana, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Nigéria, Serra Leoa e Togo) e  de algumas agências parceiras como a UNESCO, a CEDEAO, a Comissão da CEDEAO, o  Parlamento da CEDEAO, o Centro de Desenvolvimento da Juventude e Desportos da CEDEAO bem como a Federação dos Jogos da Função Pública da Nigéria.

-0- PANA SEG/FJG/DIM/IZ 13ago2015

13 Agosto 2015 15:09:52




xhtml CSS