Nigéria acolhe cimeira internacional sobre segurança

Abuja, Nigéria (PANA) - Uma cimeira internacional sobre a segurança realiza-se-á sábado próximo em Abuja, sob a presidência do chefe de Estado nigeriano, Muhammadu Buhari, indica um comunicado divulgado terça-feira pela Presidência Nigeriana.

A cimeira tem como tema central "o sucesso das operações militares contra Bolo Haram" (seita islamita e terrorista nigeriana), e a resolução rápida das crises humanitárias causadas pelas atrocidades bárbaras do grupo terrorista, indicou o comunicado .

Nela são esperados representantes dos Estados Unidos, da Grã-Bretanha, da Europa, dos quais o Presidente francês, François Hollande, e dos países africanos, no quadro da continuação dos esforços em curso do Governo nigeriano para melhorar a segurança das vidas, das propriedades e dos investimentos na Nigéria e nos países vizinhos.
‎‎
O Presidente Hollande acolheu a primeira cimeira sobre a segurança regional da África Subsariana em Paris (França) a 17 de maio de 2014.

Segundo o comunicado, assinado pelo porta-voz presidencial nigeriano, Femi Adesina, « o Presidente Buhari e o Presidente Hollande, devendo este último chegar a Abuja sexta-feira próxima, serão ladeados pelos seus homólogos dos Camarões, Paul Biya, da República do Níger, Mouhamadou Issoufou, do Tchad, Idriss Deby Itno, e do Benin, Patrice Talon.

"Os Estados Unidos, a Grã-Bretanha, a Guiné-Equatorial, a União Europeia, a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), a Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEAC) e a Comissão do Golfo da Guiné serão igualmente representados neste encontro", precisou o texto.

Adesina declarou igualmente que novos acordos sobre a continuação da cooperação militar e cultural entre a Nigéria e França serão concluídos e assinados depois das discussões entre os dois Presidentes e os seus oficiais.

‎-0- PANA MON/VAO/MTA/BEH/MAR/DD 10maio2016

11 Maio 2016 07:56:00


xhtml CSS