Níger termina recenseamento da população

Niamey, Níger (PANA) – O recenseamento geral da população do Níger  terminou oficialmente  segunda-feira à meia-noite, indica o Instituto Nacional de Estatísticas (INS).

«As operações de censo devem terminar nos prazos previstos, considerando as estimativas e as projeções das diferentes equipas contratadas no terreno exceto algumas localidades, tendo em conta a sua particulalidade e especificidade », declarou o diretor-geral do INS, Idrissa Alichina Kourguéni, durante uma conferência de imprensa.

Segundo ele, foram tomadas medidas de precaução para que tudo terminassem sem sobressaltos.

Lançada a 10 de dezembro último,  a operação mobilizou cerca de 22 mil agentes recenseadores, quatro mil 202 controladores, 731 supervisores e  mais de cinco mil veículos.

O censo geral da população e habitat deve realizar-se cada 10 anos, segundo as recomendações das Nações Unidas.

Os dados recolhidos consistem essencialmente no efetivo, nas caraterísticas e na distribuição espacial da população, nas caraterísticas socioeconómicas e culturais da população, nos fenómenos demográficos tais como a natalidade, a fecundidade, a mortalidade e a migração,  mas igualmente nas caraterísticas das habitações.

De cinco milhões de habitantes em 1977, a população do Níger passou para mais de sete milhões em 1988,  e depois para 10 milhões em 2001.

-0- PANA SA/AAS/FK/IZ 24dez2012

25 Dezembro 2012 08:22:26


xhtml CSS