Níger será 2º país mais povoado da África Ocidental em 2050, diz economista

Paris, França (PANA) – O Níger deverá tornar-se em 2050 no segundo país mais populoso da África Ocidental depois da Nigéria, com uma população de cerca de 47 milhões de habitantes, revelou terça-feira em Paris o economista camaronês François N’Dengwe.

«Esta evolução demográfica é um ativo maior, que o poder atual em Niamey deve entender e procurar capitalizar», disse N’Dengwe, presidente do Conselho Consultivo Africano (CCA), durante uma entrevista concedida à PANA.

Ele apelou às autoridades nigerinas a lançarem desde já programas de formação dos jovens para que se tornem, mais tarde, nos pontos fortes da economia nacional.

«É preciso agir de modo que o jovem nigerino com cinco anos de idade hoje se torne no médico ou no engenheiro de amanhã. Se o país quiser tirar o maior proveito deste espectacular crescimento demográfico, deve evitar deixar a sua juventude desempregada», avisou o presidente do CCA.

Com uma média de 7 a 8 crianças por mulher, o Níger, que conta atualmente 13 milhões de habitantes, regista a taxa de natalidade mais elevada no mundo.

-0- PANA SEI/AAS/SOC/CJB/IZ 25set2012

26 Setembro 2012 14:34:05


xhtml CSS