Agência Panafricana de Notícias

Níger regista excedente cerealífero de um milhão 500 mil toneladas

Niamey, Níger (PANA) – O Níger registou um balanço cerealífero bruto nacional de cerca de um bilião 500 mil toneladas no termo da campanha agrícola de 2010, soube a PANA nesta segunda-feira de fonte oficial.

Segundo o ministro nigerino da Agricultura e Pecuária, Malick Sadelher, este nível de excedente nunca foi atingido durante nestes últimos 20 anos.

"Este balanço carateriza-se por níveis de produção recorde tanto para as principais culturas de subsistência como para as culturas comerciais, das quais feijão e amendoin. Houve uma alta generalizada das produções em 2010, comparadas à média destes últimos cinco anos ( 41%) e à do ano 2008 ( 16%) que foi um ano do primeiro recorde", indicou.

Esta produção recorde resulta do cumulo pluviométrico periódico excedentário estabelecido a 30 de Outubro de 2010 e que varia entre 300 e 850 milímetros na maior parte da banda agrícola do país.

"Comparado ao do ano passado e à média estabelecida no período 1971-2000, este cumulo pluviométrico é excedentário na maior parte dos postos seguidos", sublinhou Sadelher.

Falando da situação fitossanitária, ele disse que ela está globalmente calma comparativamente ao ano passado e é uma das mais calmas destes últimos dez anos.

"A situação alimentar está apaziguada graças às ações a favor das populações do país que beneficiaram da ajuda alimentar", acrescentou.

O ministro nigerino da Agricultura e pecuária reconheceu, no entanto, que este excedente esconde disparidades inter e intra regionais, pois algumas zonas localizadas sofreram défices de produção por causa do excesso da humidade, da degradação do solo e das cheias registadas.

No plano pecuário, a situação apresenta-se com melhores perspetivas porque a produção de pasto é nitidamente superior à de 2009.

"A produção de pasto representa 2,5 vezes a do ano passado. Trata-se das produções naturais da zona pastoral, das zonas marginais do Aïr, dos enclaves e da produção disponível a nível dos resíduos agrícolas", afirmou Sadelher.

No termo da campanha agrícola de 2009, o Níger registou um défice cerealífero importante que esteve na origem da crise alimentar aguda que o país conheceu durante o ano passado.

-0- PANA AH/TBM/IBA/CJB/DD 10Janeiro2011