Níger regista baixa de preços de cereais

Niamey, Níger (PANA) – Os preços de todos os cereais registaram uma baixa no Níger, devido à chegada às famílias rurais da nova colheita de produtos agrícolas, incluindo o milho e o feijão, indica o Sistema de Informação dos Mercados Agrícolas (SIMA), uma estrutura do Ministério nigerino do Comércio e da Promoção do Setor Privado.

Segundo o SIMA, esta baixa dos preços dos cereais explica-se também pelo prosseguimento da assistência alimentar assegurada pelo Estado e pelos seus parceiros de desenvolvimento através da venda a preços moderados e de distribuições gratuitas e dirigidas de alimentos, entre outros.

O SIMA indica que os preços do milhete e do sorgo baixaram seis porcento cada, os do milho cinco porcento e do arroz importado um porcento.

No plano nacional, os mercados de Gararé, no Departamento oriental de Tessaoua (com 13 mil e 300 francos CFA) e de Gaya (sul, com 16 mil francos CFA) são os que praticam os preços mais baixos, enquanto os mais elevados são registados em Ingall (norte, com 27 mil 750 francos CFA) e em Maïné Soroa (extremo leste, com 27 mil francos CFA).

Em Niamey (a capital), os preços registaram uma baixa sensível de 10 porcento em relação à semana passada e variam entre 21 mil francos CFA por saco no mercado de Katako e 24 mil francos CFA no mercado de Wadata (um dólar americanos equivale a cerca de 500 francos CFA).

À semelhança do milhete, o preço médio do saco de cerca de 100 quilogramas de sorgo registou uma baixa sensível de seis porcento em relação à semana passada, devido à baixa da produção baixa da produção do produto nos mercados, na sequência da chegada aos mercados da nova colheita do milhete e do feijão às famílias rurais.

No entanto, comparados aos seus níveis no período homólogo de 2011, os preços médios atuais de todos os cereais revelam níveis mais elevados, sendo de +30 porcento para o milhete +40 porcento para o sorgo, +9 porcento para o milho e +2 porcento para o arroz importado.

-0- PANA SA/JSG/CJB/IZ 12out2012

12 Outubro 2012 21:21:54


xhtml CSS