Níger quer conetar cinco mil "aldeias inteligentes" nos próximos anos

Niamey, Níger (PANA) – O Níger pretende conetar cinco mil localidades denominadas “Aldeias Inteligentes” nos próximos anos, soube a PANA de fonte oficial.

A perspetiva deve-se a uma melhoria na taxa de penetração da Internet Móvel que passou pelo menos de dois porcento em 2014 para 24 porcento em 2017, soube a PANA que cita  a Agência Nigerina de Notícias (ANP).

"Queremos no mínimo conetar cinco mil ou mais nas 15 mil aldeias administrativas nos próximos anos. É ambicioso mas é realizável", confiou à ANP Ibrahim Guimba Saidou, diretor-geral da Agência Nacional para a Sociedade de Informação (ANSI).

Disse que a operação "Aldeias Inteligentes" se inscreve no quadro do programa estratégico "Níger 2.0" que visa acompanhar a transformação do Níger para o digital, ao divulgar as Tecnologias de Informação e de Comunicação, disse.

Já, o lançamento da primeira "Aldeia Inteligente" foi realizado a 28 de junho último em Fachi, uma comuna isolada no Sara, no departamento de Bilma (extremo nordeste), a mais de mil quilómetros de Niamey, referiu-se.

Segundo o diretor-geral da ANSI, o programa governamental "Níger 2.0" pretende ser um programa mais holístico possível e versar sobre verdadeiras questões de desenvolvimento, porque o Níger quer fazer do digital um instrumento para acompanhar o seu desenvolvimento, a fim de alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODD).

A nível da administração, o programa tem por ambição, através da sua vertente E-Governo, passar para a administração sem documentos dentro de 10 anos, deu a conhecer o responsável.

-0- PANA SA/BEH/IBA/FK/DD 31julho2018

31 juillet 2018 10:36:11


xhtml CSS