Níger prepara-se para albergar Jogos da Francofonia

Niamey- Níger (PANA) -- O chefe de Estado nigerino, Mamadou Tandja, lançou oficialmente terça-feira a Semana Nacional da Francofonia organizada pelo governo para intensificar os preparativos e suscitar uma maior mobilização das populações para o sucesso dos V Jogos da Francofonia previstos para Dezembro próximo no Níger.
"Durante esta semana todas as energias e a inspiração de cada um de nós devem servir para magnificar o entusiasmo do nosso povo e sublinhar a nossa ardente vontade de ganhar esta aposta", declarou Tandja, que apelou os jovens "a marcar mais firmemente a sua participação na grande mobilização que requer um tal evento".
Todas as comissões criadas desde 2000 darão a conhecer durante a semana os seus cadernos de encargos e as actividades realizadas no quadro dos preparativos para os jogos, que deverá contar com a presença de cerca de 10 mil pessoas, dos quais três mil artistas e desportistas.
Para acolher as diferentes competições desportivas inscritas no programa dos jogos, o país dispõe do estádio "General Seyni Kountché" (35 mil assentos) e um Palácio dos Desportos (três mil lugares), cujos trabalhos de restauração são financiados pela República Popular de China com um montante superior a um bilião de francos CFA (mais de 1 milhão e 979 mil dólares americanos).
Uma academia de artes marciais está igualmente a ser construída.
Seis biliões e 95 milhões de francos CFA (1 dólar americano equivale a 505 francos CFA) serão necessários para a organização dos jogos.

16 Fevereiro 2005 17:16:00




xhtml CSS