Níger lança obras de instalação de cabo de fibra ótica

Niamey, Níger (PANA) – O Presidente do Níger, Mahamadou Issoufou, procedeu quinta-feira ao lançamento das obras de instalação dum cabo de fibra ótica no eixo Dosso-Doutchi-Konni, numa distância de 284 quilómetros, destinada a reduzir a fratura digital entre o país e o resto do mundo.

«Apesar dos progressos realizados pelo Governo nestes últimos anos, o Níger regista um importante défice de conetividade, devido à insuficiência ou à inexistência de infraestruturas de comunicação de banda larga acessíveis em todo território e interconetadas às autoestradas da informação», disse o ministro nigerino da Comunicação, Labo Bouché.

Falando durante a cerimónia, ele sublinhou que o Níger tenciona elevar a sua taxa de cobertura nacional de telecomunicação de 54 porcento em 2010 para 72 porcento em 2015 e a da penetração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) de 25 porcento em 2010 para 50 porcento em 2015.

As obras de instalação da fibra ótica são asseguradas pela Sociedade Nigerina de Telecomunicação (SONITEL).

Segundo o ministro da Comunicação, a conetividade internacional de banda larga do Níger é atualmente assegurada pelo cabo de fibra ótica Niamey-Dosso-Gaya-Malanville-Cotonou, no Benin.

Ele sublinhou que, para reforçar e garantir a segurança desta conetividade, o Níger estará em breve  interconetado às autoestradas da informação pela ligação de fibra ótica Niamey-Makalondi, na fronteira com o Burkina Faso, que está ligada aos cabos submarinhos que servem o Gana.

-0- PANA SA/AAS/IBA/CJB/TON  13set2012

13 Setembro 2012 22:26:15


xhtml CSS