Níger lança campanha de mobilização de fundos para ações humanitárias

Niamey, Níger (PANA)   – Uma campanha de mobilização foi lançada terça--feira em Oualam, a 90 quiló,etros de Niamey para recolher  fundos destinados ao financiamento e coordenação da ação humanotária nesta localidade nigerina, constatou-se no local.

Lançada pelo primeiro-ministro nigerino, Brigi Rafini, a operação, batizada Mobilização Global 2013, visa angariar 177 biliões de francos CFA (cerca de 361 milhões de dólares americanos) com vista a atender populações famintas.

O Níger está a recuperar duma crise alimentar que afetou mais de cinco milhões e 400 mil pessoas em 2012 depois de enfrentar cheias que vitimaram mais dum meio milhão de pessoas e destruiram campos e casas.

Além disso, o Nigér acolhe, há alguns meses, mais de 50 mil refugiados malianos que fugiram do norte do seu país ocupado por grupos terroristas islamitas.

Cerca de três milhões de pessoas precisam ainda de assistência humanitária, enquanto o país registou cerca de 770 mil casos de desnutrição.

A resposta humanitária em 2013 concernirá a todas as regiões do país, particularmente  as de Tillabéry e de Tahoua, onde persistem focos de insegurança alimentar, prevalece uma forte desnutrição e existem numerosos refugiados provenientes do Mal.

A Mobilização Global 2013 para o Níger é fruto da colaboração de mais de uma centena de Organizações Não Governamentais (ONG), de agências das Nações Unidas e do Governo do Níger.

O empreendimento compreende um plano de ação humanitária comum que apresenta as grandes linhas da ação humanitária em 2013 e  82 projetos destinados a responder às necessidades de mais de três milhões de pessoas cifradas em três milhões e 540 mil dólares norte-americanos.

-0- PANA SA/AAS/CJB/DD    19fev2013

19 Fevereiro 2013 17:54:55


xhtml CSS