Níger introduz passaporte da CEDEAO em 2004

Niamey- Níger (PANA) -- A introdução do passaporte da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) no Níger deverá ter lugar em 2004, informou uma fonte oficial.
Segundo o Director de Estudos e Programas do Ministério nigerino do Interior, Mazawaje Jimrou, o Parlamento rejeitou um orçamento de 750 milhões de francos CFA (cerca de 12,5 milhões de dólares) destinado a cobrir a introdução do passaporte da CEDEAO no ano fiscal de 2003.
Mazawaje disse que esta questão ainda não consta dos planos do governo nigerino, apesar do mesmo ter ratificado os protocolos para o lançamento do passaporte de CEDEAO.
"Para além dos 750 milhões de francos, foi incluído um bilião de francos para o pagamento de cartões de identidade nacionais informatizados que serão introduzidos este ano", referiu, acrescentando que o Níger vai lançar o passaporte da CEDEAO em 2004.
Entretanto, Mazawaje deplorou o facto de estrangeiros estarem a usar ilegalmente passaportes nigerinos com a colaboração de cidadãos nacionais.
O Director de Estudos e Programas do Ministério do Interior disse que o fenómeno obrigou as autoridades a aumentar a vigilância, exigindo a apresentação de um certificado de cidadania e o cartão de identidade nacional para a emissão de passaporte.
O passaporte da CEDEAO permitirá aos seus titulares viajarem pelos 15 países membros da região, nomeadamente o Benim, Burkina Faso, Cabo Verde, Côte d'Ivoire, Gâmbia, Ghana, Guiné-Conakry, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo.
O Senegal e o Benim já lançaram os passaportes da CEDEAO, enquanto a Nigéria e o Burkina Faso deverão fazê-lo brevemente.

19 Março 2003 17:46:00




xhtml CSS