Agência Panafricana de Notícias

Níger fecha serviços da Orange por falta de pagamento de impostos

Niamey, Níger (PANA) - O Níger encerrou os serviços e instalações da operadora francesa de telecomunicações Orange, em Niamey, por alegada falta de pagamento de impostos, anunciou a Agência Nigerina de Notícias (ANP).

A medida aplicada quinta-feira afetou, designadamente, o serviço clientes e a Loja Orange Niger, filial da companhia francesa de telecomunicações na capital nigerina.

Segundo a ANP, a ordem de encerramento foi dada pela Direção Geral dos Impostos do Níger, depois de uma notificação de cobrança relativa a uma fatura de 22 biliões de francos CFA (um dólar americano equivale a 590 francos CFA).

Mas a Orange Niger rejeita essa fatura, argumentando que, depois de um diferendo fiscal, as suas instalações foram encerradas, em Niamey, "por razões alheias" à sua vontade.

Numa nota postada na sua conta Tweeter, a operadora francesa garante, no entanto, que "disposições estão a ser tomadas" para reabrir os seus serviços o mais breve possível, pedindo desculpas aos seus clientes pelos constrangimentos provocados.

Quatro companhias oferecem os serviços de telefonia móvel no Níger e a taxa de penetração telefónica era 45,5 porcento em 2017.

-0- PANA SA/IS/MAR/IZ 30nov2018