Agência Panafricana de Notícias

Níger faz primeiro balanço da luta contra Boko Haram em território nigeriano

Niamey, Níger (PANA) – No total, 228 combatentes da Boko Haram foram mortos enquanto dois tanques de combate e 10 outros veículos militares e 74 motocicletas foram destruídos durante a operação “Mai Dounama” lançada para destruir as bases desta seita terrorista islâmica a partir das quais ela perpetrava ataques contra localidades da província de Diffa no Níger, revelaram quinta-feira as Forças Armadas nigerinas.

Num comunicado, o Ministério nigerino da Defesa sublinha que a operação batizada « Mai Dounama », do nome do célebre imperador de Borno do século XII, "foi um êxito".

Neste primeiro balanço da intervenção militar, o Ministério nigerino da Defesa indica que operações terrestres e aéreas lançadas pelas suas tropas no território nigeriano permitiram, com o apoio das tropas tchadianas, « a limpeza » da zona Doutchi-Damassak, na Nigéria.

« A operação continuará até à neutralização da nebulosa Boko Haram e à segurança da Bacia do Lago Tchad », garantiu o comunicado, felicitando as “corajosas Forças de Defesa e Segurança que se batem com coragem ao lado dos seus companheiros e irmãos de armas das Forças Armadas Tchadianas, para aniquilar este grupo terrorista que enlutou tantas famílias”.

O Ministério nigerino da Defesa Nacional apelou finalmente às populações para a calma e a vigilância e encorajou-as a continuar a trazer o seu apoio às Forças de Defesa e Segurança neste nobre combate.

-0- PANA SA/IS/FK/IZ 20março2015