Agência Panafricana de Notícias

Níger é primeiro destino para exportação do Benin no seio da CEDEAO

Cotonou, Benin (PANA) - O Níger é o primeiro parceiro pata a exportação do Benin no espaço da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) durante o primeiro trimestre de 2021, soube a PANA junto  do Instituto Nacional da Estatística e Análise Económica (INSAE).

O Níger mantém a liderança no primeiro trimestre de 2021 com 31,2 por cento do valor dos produtos beninenses vendidos no estrangeiro no espaço da CEDEAO, de acordo com o boletim trimestral de estatísticas do comércio externo publicado pelo instituto.

O Burkina Faso também mantém o seu segundo lugar no trimestre anterior com 31 por cento do valor das vendas dos produtos beninenses no estrangeiro.

A Côte d'Ivoire ocupa o terceiro lugar, totalizando 14,8 por cento do valor da venda dos produtos beninenses no estrangeiro, seguido do Togo em quarto lugar no primeiro trimestre deste ano com 13,5 por cento do valor das vendas de produtos beninenses exportados.

O Mali mantém o quinto lugar com uma quota de 4,0 por cento do valor das vendas de produtos beninenses no estrangeiro, no primeiro trimestre deste ano.

Em geral, as exportações do Benin para seus países clientes da CEDEAO aumentaram 24,8 por cento, estabelecendo em 12,7 biliões de francos CFA (cerca de seis milhões de dólares americanos) no primeiro trimestre de 2021, em comparação com 10,2 biliões de francos CFA (cerca de dois milhões de dólares americanos), um trimestre antes. 

-0- PANA IT/IS/DIM/DD 21junho2021