Níger dissolve Federação de luta tradicional

Niamey, Níger (PANA) – O ministro nigerino  dos Desportos, Hassane Kounou, anunciou esta quarta-feira a dissolução da Federação Nigerina de Luta Tradicional (FENILUTTE), por "insuficiência de desenvolvimento na base".

A Federação será provisoriamente substituída por um Comité de Gestão encarregue de relançar a prática desta disciplina no país, indicou o governante nigerino, deplorando que, após 33 anos de campeonato nacional, "a luta ainda não encontrou o seu caminho no Níger".

"Não existe nenhuma estrutura local para preparar a continuação", lamentou o responsável nigerino durante uma conferência de imprensa.

Ele explicou que a gestão desta disciplina desportiva atravessa há algum tempo uma crise de liderança, nascida da renovação numa "situação conflituosa" da mesa da FENILUTTE, em maio último.

A FENILUTTE é dirigida há uma década por Aboubacar Seydou Ganda, igualmente presidente das Federações de Luta da África Ocidental.

No Níger, a luta tradicional, desporto-rei, de longe à frente do futebol, atrai cada ano multidões imensas durante o campeonato nacional, instituído desde 1975.

Apesar de importantes investimentos realizados neste setor, nomeadamente a criação duma arena de luta nas oito capitais provinciais, a disciplina está a perder terreno sobretudo durante campeonatos africanos e sub-regionais.

-0- PANA SA/JSG/FK/IZ 17agosto2011

17 Agosto 2011 13:04:23


xhtml CSS