Níger celebra festa de pastores nómadas

Niamey, Níger (PANA) – A "Cura Salgada" ou festa de pastores nómades do Níger, terá lugar de 22 a 23 de setembro corrente em Ingall (850 quilómetros ao norte da capital, Niamey), anunciou segunda-feira o ministro nigerino da Pecuária, Mahaman Elhadj Ousmane.

Num briefing com a imprensa sobre a organização deste evento, Ousmanse expôs as inovações inseridas nesta festa nacional anual dos criadores de gado para a tornar "mas rentável e útil" para os pastores e as populações de Ingall, e mais atrativa nos planos nacional e internacional.

O tema desta edição é ''Consolidação da Paz, Promoção da Integração das Comunidades e Mobilização Social para a Implementação da Iniciativa 3N (Nigerinos Nutrem Nigerinos)".

Organizada desde há décadas, a Cura Salgada reúne criadores de gado de todas as comunidades (árabes, touaregues, peuls, toubous, entre outras) do Níger e de outros países vizinhos do vale de Irhazer (norte do país).

Ela tem, entre outros objetivos fundamentais, contribuir para a redução da pobreza, o reforço da cooperação Sul-Sul, o desenvolvimento da cultura da paz, a reconciliação e a unidade nacional e a consolidação da paz.

No plano alimentar, a Cura Salgada permite um apoio em complementos minerais aos animais que permanecem na zona, sendo a pastagem muito rica em seis minerais.

Manifestações culturais são organizadas e mensagens passadas pelos decisores políticos sobre temáticas tão importantes como a saúde dos animais, a segurança, a coabitação pacífica, o civismo e a gestão dos recursos naturais, entre outros.

-0- PANA SA/TBM/IBA/CJB/IZ 18set2012

18 Setembro 2012 18:41:24


xhtml CSS